A governadora Hana Ghassan entregou, na última sexta-feira (26), o 34º Grupamento Bombeiro Militar, em Xinguara, no sudeste do Pará. A nova unidade reforça a estrutura da segurança pública no interior do Estado e amplia a capacidade de atendimento a ocorrências de emergência em cinco municípios da região.
Além de Xinguara, o grupamento passa a atender as cidades de Rio Maria, Água Azul do Norte, Bannach e Sapucaia, fortalecendo o combate a incêndios, operações de resgate, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e ações de Defesa Civil.
Durante a cerimônia, Hana Ghassan destacou a importância da nova estrutura para a população.
“Sabemos que o papel do Corpo de Bombeiros é fundamental em uma cidade. Ele ajuda no dia a dia, salvando vidas, protegendo as famílias e a população”, afirmou a governadora.
A unidade inicia as atividades com cerca de 50 bombeiros militares, além de caminhões de combate a incêndios, veículos de resgate e viaturas de apoio operacional. A estrutura também conta com áreas administrativas, alojamentos, setor de planejamento e auditório.
Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Jayme Benjó, a implantação da unidade também fortalece o enfrentamento aos incêndios florestais durante o período de estiagem.
“Com o início da estiagem, a nova estrutura terá papel fundamental na redução dos focos de incêndio e no fortalecimento das ações de combate aos incêndios florestais”, destacou.
O primeiro comandante do 34º Grupamento, tenente-coronel Shadley Novais, ressaltou a localização estratégica de Xinguara e o impacto da nova unidade para a região.
“Temos uma rodovia com grande número de acidentes e uma elevada incidência de incêndios em áreas de vegetação. A nova unidade permitirá atender a população com muito mais eficiência”, afirmou.
