Estudante do Pará vence etapa nacional do Jovem Senador e representará o Estado em Brasília

Rarison Trindade
A estudante Iolanda Paiva representará o Pará na etapa nacional do Jovem Senador 2026 após ter a redação selecionada pelo Senado Federal - Foto: Elíseu Dias/Seduc.

A estudante Iolanda Paiva, de 16 anos, aluna da Escola Estadual Magalhães Barata, foi escolhida para representar o Pará na etapa nacional do Programa Jovem Senador 2026, iniciativa do Senado Federal que incentiva a participação política e o protagonismo estudantil por meio da produção de redações.

A conquista encerra uma mobilização que envolveu 15.228 estudantes da rede pública estadual, número que superou a meta inicial estabelecida para o Estado. Após passar pelas etapas escolar, regional e estadual, Iolanda teve sua redação selecionada entre as três enviadas ao Senado Federal, responsável pela escolha da representante paraense.

Agora, a estudante participará da Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá entre os dias 17 e 21 de agosto, em Brasília. Durante o evento, jovens de todos os estados brasileiros terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo, participar de debates, elaborar propostas e vivenciar atividades semelhantes às exercidas pelos senadores.

A notícia ganhou um significado ainda mais especial para Iolanda. O resultado foi divulgado justamente no dia em que ela completou 16 anos.

Emocionada, a estudante afirmou que a conquista representa um marco em sua trajetória acadêmica e fez questão de agradecer o apoio recebido durante a preparação.

Segundo ela, a redação foi construída com base em diferentes referências culturais e filosóficas.

“Foi um processo que exigiu muito repertório. Gosto de filosofia e relacionei o tema deste ano aos sofistas da Grécia Antiga. Também utilizei uma obra cinematográfica para iniciar a introdução”, contou.

Além da vencedora, o Pará também teve destaque com outras estudantes. Laiz Gomes Sacramento, da Escola de Tempo Integral Professora Placídia Cardoso, conquistou o segundo lugar estadual, enquanto Isabella Louise Silva de Araújo, da Escola Albanízia de Oliveira Lima, ficou na terceira colocação.

Ao todo, 366 redações chegaram à fase estadual de avaliação. Cinco textos avançaram para a etapa final e apenas três foram encaminhados ao Senado Federal, responsável pela seleção definitiva.

O desempenho das estudantes também evidencia o trabalho desenvolvido pelas escolas públicas na preparação para concursos e avaliações de produção textual. Professores destacam que o incentivo à escrita e ao pensamento crítico faz parte da rotina pedagógica, especialmente com foco nas competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante a programação em Brasília, os jovens senadores participarão da posse simbólica, eleição da mesa diretora, debates em comissões temáticas, apresentação de projetos de lei e votação de propostas. As sugestões aprovadas poderão ser encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, aproximando os estudantes do processo legislativo brasileiro.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *