Canaã intensifica combate às queimadas e alerta para risco em terrenos abandonados

Rarison Trindade
Campanha da SEMMA alerta para os riscos das queimadas e reforça a importância da manutenção de terrenos urbanos em Canaã dos Carajás - Foto: Divulgação/Ascom Canaã dos Carajás.

Com a chegada do período mais seco do ano, Canaã dos Carajás reforçou as ações de prevenção e combate às queimadas. A mobilização é conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que neste ano lançou a campanha “Antes do fogo, vem o abandono”, voltada principalmente para conscientizar a população sobre os riscos provocados por terrenos sem manutenção na área urbana.

Segundo o órgão ambiental, lotes com vegetação alta, mato seco e acúmulo de resíduos aumentam significativamente as chances de incêndios, especialmente durante os meses de estiagem. Além dos prejuízos ambientais, os focos de queimadas podem comprometer a qualidade do ar e representar riscos à saúde e à segurança dos moradores.

Para fortalecer a prevenção, a SEMMA mantém uma equipe dedicada ao monitoramento e combate a incêndios entre os meses de junho e outubro. Os trabalhos incluem ações em áreas verdes do município e acompanhamento permanente no Parque Veredas, unidade de conservação considerada estratégica para a preservação ambiental local.

Mobilização busca conscientizar moradores

A campanha também aposta em ações educativas para ampliar a conscientização da população. A programação inclui palestras, rodas de conversa, blitz informativas, divulgação em carros de som e conteúdos nas redes sociais.

As atividades são direcionadas a estudantes, lideranças comunitárias e moradores em geral, com foco na prevenção e na adoção de práticas que reduzam o risco de incêndios.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinicius Brito Nascimento, os danos provocados pelas queimadas vão além da destruição da vegetação. “As queimadas causam destruição da vegetação, morte de animais, poluição do ar, degradação do solo e aumento da emissão de gases de efeito estufa”, destacou.

O secretário também reforçou a importância da participação da população no enfrentamento ao problema. “A participação da população é fundamental para prevenir incêndios, denunciar práticas irregulares e promover atitudes responsáveis que ajudam a proteger o meio ambiente”, afirmou.

Fumaça aumenta riscos à saúde

Além dos impactos ambientais, a fumaça gerada pelas queimadas é apontada como uma das principais preocupações das autoridades durante o período de estiagem.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da SEMMA, Priscila Martins, a exposição aos poluentes pode agravar doenças respiratórias e cardiovasculares, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com condições de saúde pré-existentes. “Essa fumaça rica em poluentes pode causar problemas cardiovasculares e respiratórios graves, como rinite e bronquite, além de elevar o número de internações, especialmente em crianças e idosos”, alertou.

Em situações de forte presença de fumaça, a orientação é manter portas e janelas fechadas, utilizar umidificadores ou toalhas úmidas nos ambientes e, quando necessário, recorrer ao uso de máscaras de proteção respiratória.

Proprietários podem ser multados

A SEMMA lembra que a limpeza e manutenção dos terrenos são responsabilidades dos proprietários. Em casos de abandono ou quando forem identificadas queimadas em áreas particulares, os donos dos imóveis poderão ser autuados pela fiscalização ambiental.

As penalidades previstas na legislação incluem multas que podem chegar a R$ 2.426, além de outras sanções administrativas e medidas previstas na Lei de Crimes Ambientais.

Denúncias

Moradores podem denunciar focos de incêndio ou queimadas irregulares de forma anônima pelo telefone:

(94) 99126-7492

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *