Espetáculo FALA propõe reflexões sobre o ser mulher na Amazônia em Belém

Montagem da Companhia Moderno de Dança une dança, literatura e música em apresentações gratuitas na capital paraense

Matheus Freire
Apresentação do Espetáculo FALA, da Companhia Moderno de Dança, que propõe reflexões sobre o ser mulher na Amazônia - Foto: Divulgação/ASCOM

O Espetáculo FALA chega a Belém neste fim de semana e, logo de início, propõe uma reflexão sensível sobre o ser mulher na Amazônia. A obra é assinada pela Companhia Moderno de Dança e, além disso, reúne dança contemporânea, literatura, teatro e música.

As apresentações marcam o encerramento da circulação intermunicipal do espetáculo, que passou por Castanhal, Abaetetuba e Benevides. Dessa forma, Belém recebe a etapa final da programação artística.

Criado em 2024, o trabalho surge do encontro entre dança e literatura amazônica. Nesse sentido, a montagem se inspira no livro Tramas das Águas, uma coletânea de contos, crônicas e poemas escritos por autoras contemporâneas do Pará.

No palco, diferentes vozes femininas se cruzam por meio do corpo, da palavra e do som. Ao mesmo tempo, o espetáculo amplia o debate sobre identidade, pertencimento e resistência das mulheres amazônidas.

Para a produtora cultural Paola Pinheiro, a apresentação representa um momento simbólico. Segundo ela, o espetáculo marca a primeira vez que o EntreCenas Espaço Cultural recebe uma montagem de dança, o que reforça a importância do espaço para a cena artística local.

Além do aspecto estético, o trabalho busca dar visibilidade a micropolíticas de enfrentamento ao patriarcado. Por isso, a Companhia Moderno de Dança reforça a necessidade de pensar as mulheres em coletivo como estratégia de transformação social.

Por fim, a circulação intermunicipal do espetáculo foi viabilizada por meio do edital da Política Nacional Aldir Blanc 2025. Com isso, a iniciativa amplia o acesso democrático à dança no Norte do país.

SERVIÇO

Espetáculo FALA – Companhia Moderno de Dança
Local: EntreCenas Espaço Cultural
Endereço: Tv. Quintino Bocaiuva, 628 – Belém
Datas: 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026
Horário: 19h
Entrada gratuita
Acessibilidade em Libras
Instagram: @ciamodernodedanca | @_entrecenas

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *