Terceiro navio de cruzeiro do mês atraca em Belém e movimenta o turismo no Pará

Redação
Navio de cruzeiro atraca em Belém e reforça o Pará como destino turístico internacional. (Créditos: Divulgação/Ag.Pará)

Belém recebeu, nesta quinta feira (22), o terceiro navio de cruzeiro do mês de janeiro, reforçando o protagonismo do Pará no turismo náutico. A Secretaria de Estado de Turismo promoveu o receptivo aos 794 passageiros do navio Azamara Quest, no Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci, com apresentação de carimbó do grupo Balé Folclórico da Amazônia e distribuição de material promocional.

Durante a chegada, os turistas receberam o Mapa Turístico de Belém, em versão de bolso, trilíngue, ilustrado e com informações sobre 32 equipamentos turísticos da capital paraense. O material também conta com QR Codes que direcionam para a plataforma Visit Pará, ampliando o acesso a informações e incentivando futuras visitas ao estado.

A temporada de cruzeiros no Pará teve início em outubro de 2025 e segue até abril de 2026. Para o secretário adjunto da Secretaria de Turismo, Lucas Vieira, a chegada de transatlânticos representa uma oportunidade estratégica para fortalecer o setor.

“O Pará continua fortalecido no turismo náutico, atraindo cruzeiros do mundo todo. A chegada de um transatlântico é uma oportunidade real de fortalecer a nossa economia, a nossa gastronomia e toda a cadeia do turismo, além de dar visibilidade ao nosso Estado. Os turistas conseguem conhecer um pouco das nossas experiências de natureza, cultura e se tornam divulgadores do que temos de singular”, destacou.

Após a operação de transbordo, os visitantes, em sua maioria de nacionalidade americana, seguiram em grupos para conhecer os principais pontos turísticos de Belém. O roteiro incluiu experiências de natureza, religiosidade e cultura, com visitas à Basílica Santuário de Nazaré, ao Mercado do Ver o Peso, ao Forte do Castelo com o Museu do Encontro, ao Museu de Arte Sacra e a passeios fluviais pela Ilha do Combu e pela comunidade Boa Vista do Acará.

Entre os locais visitados esteve o Espaço São José Liberto, referência cultural e patrimônio arquitetônico da capital. No prédio do século XVIII, os turistas conheceram o artesanato da economia criativa e joias artesanais produzidas por designers que integram o Polo Joalheiro do Pará. O espaço abriga ainda o anfiteatro Coliseu das Artes, o Espaço Moda e o Museu de Gemas do Pará. O complexo é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.

Outro ponto do roteiro foi o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, onde os visitantes conheceram um dos principais espaços urbanos de preservação da fauna e da flora amazônicas, às margens do rio Guamá. O percurso incluiu observação de aves e animais típicos da região, além da Reserva José Márcio Ayres, que abriga borboletas, aves e quelônios. No Memorial Amazônico da Navegação, os turistas tiveram contato com a história da navegação no estado.

O Azamara Quest faz no Pará sua primeira parada no Brasil. O navio de bandeira de Malta saiu da Ilha de Salut, na Guiana Francesa, antes de chegar a Belém, e segue viagem para Recife, em Pernambuco. O cruzeiro teve início no dia 17 de janeiro, em Barbados, e tem como destino final Montevidéu, no Uruguai, no dia 8 de fevereiro.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *