Jovens de Barcarena conquistam destaque nacional com projeto sobre saneamento

Barcarenenses concorreram com mais de 1600 estudantes de diferentes regiões do país e alcançaram lugar de destaque na premiação do projeto Pioneiros

Matheus Freire
Diogo Lemos e Thiago Fernandes desenvolveram um projeto de baixo custo para tratamento de água e levaram Barcarena ao pódio nacional.

Dois estudantes de escolas públicas de Barcarena mostraram que boas ideias nascem também nas salas de aula da rede pública. Diogo Lemos e Thiago Fernandes, ambos de 17 anos, ficaram entre os três melhores colocados na 7ª edição nacional do projeto Pioneiros, que estimula jovens de todo o Brasil a criarem soluções inovadoras para os desafios do saneamento básico.

Com o projeto “EcoNova: do esgoto à solução”, a dupla propôs um sistema de tratamento de água e esgoto de baixo custo, baseado no uso do carneiro hidráulico, uma bomba que funciona sem energia elétrica. A ideia foi pensada para beneficiar comunidades ribeirinhas da região de Barcarena, onde o acesso a saneamento ainda é um desafio cotidiano.

A conquista foi anunciada na última terça-feira (21), após os jovens disputarem com mais de 1.600 estudantes de diferentes regiões do país. Durante quatro meses, eles participaram de aulas, workshops e mentorias promovidas pela Águas de São Francisco, concessionária responsável pelo abastecimento e esgotamento sanitário da cidade, e integrante do grupo Aegea.

“Foi uma sensação muito boa de dever cumprido. Gosto de elaborar projetos e quero seguir nesse caminho, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, contou Thiago Fernandes, que agora inicia uma nova etapa como Jovem Aprendiz na companhia.

Já Diogo Lemos celebrou o reconhecimento e o aprendizado adquirido ao longo da jornada. “Fiquei muito feliz e orgulhoso. Lembrei de cada aula e de todo o esforço que tivemos. Quero continuar estudando e, quem sabe, seguir trabalhando com saneamento básico”, afirmou.

Para Pedro Freitas, diretor-presidente da Águas de São Francisco, a premiação reforça o potencial transformador dos jovens barcarenenses. “Diogo e Thiago representam o protagonismo e o talento da nossa juventude, que vivencia de perto os desafios do saneamento e agora apresenta soluções que podem mudar realidades”, destacou.

Criado em 2019 pelo Instituto Aegea, o projeto Pioneiros conecta estudantes ao mercado de trabalho, estimulando o protagonismo juvenil e a busca por soluções para suas comunidades. Em Barcarena, a iniciativa é conduzida pela Águas de São Francisco e tem nova edição prevista para 2026.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *