Espetáculo “Excesso” se despede da temporada 2025 e chama público à reflexão sobre o impacto social do lixo

Matheus Freire
Uma reflexão sobre o impacto do lixo e a realidade invisível de quem sobrevive nos lixões. Foto: Bianca Brandão

O espetáculo “Excesso: até onde a vida suporta?” faz a última apresentação da temporada 2025 neste sábado (13), às 19h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, em Belém. A produção de lixo e suas diferentes camadas de impacto no planeta são os destaques da performance, iniciativa do projeto de pesquisa CirculAÇÕES em Arte, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O público será levado à uma reflexão sobre a geração, o descarte de lixo e o despejo de forma imprópria em mares e rios. A montagem joga luz também sobre as milhares de pessoas que, vítimas do capital e da negligência social, vivem em situação de vulnerabilidade nos lixões, sobrevivendo, se alimentando, vestindo e dormindo com os restos ignorados por quem produz resíduos.

O espetáculo chama atenção ainda para a fabricação desenfreada e o descarte inadequado de plástico e microplástico, um material presente, inclusive, na comida, representando um risco à saúde.

“Quando a gente fala de mudança climática, a gente tem que pensar em vários elementos porque é um assunto muito complexo com diferentes camadas e uma dessas camadas é a gestão dos resíduos sólidos. Hoje, o plástico é um um dos elementos mais produzidos e nós já temos tantas outras alternativas de materiais biodegradáveis para substituir a utilização. Esse é só um exemplo”, destaca a diretora Geral e Artística, Larissa Chaves.

Para ela, a montagem também é uma forma de colocar o assunto em pauta e mobilizar o público a ter uma mudança de postura. “É preciso que a gente amplie esse debate para começar a questionar mesmo essa cadeia de produção, de consumo e de descarte, porque isso vai reverberar na destruição do ambiente prejudicando seres humanos, nossa fauna e nossa flora”, finaliza.

O espetáculo “Excesso: até onde a vida suporta?” foi desenvolvido no contexto da disciplina Prática de Montagem II do Curso Técnico em Intérprete-Criador em Dança da Escola de Teatro e Dança da UFPA. A apresentação contará ainda com um bate-papo ao final.

O Projeto é premiado no edital de chamamento público n.º 005/2025 – Fomento à Circulação de Projetos Culturais. A estreia desta temporada do espetáculo foi em outubro, no Teatro Municipal de Ananindeua. Durante a COP 30, o grupo apresentou a montagem no Banzeiro da Esperança, barco que ficou aberto ao público na Estação das Docas, e ainda em novembro chegou ao Centro Cultural Porta Azul, em Belém.

Serviço:

Espetáculo “Excesso: até onde a vida suporta?” – Última apresentação de 2025

Data: 13 de dezembro

Horário: 19h

Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas

Ingressos:

  • Entrada franca para estudantes e servidores da ETDUFPA
  • R$40 inteira e R$20 meia – no https://www.sympla.com.br/evento/excesso-ate-onde-a-vida-suporta-tucb/3245166 ou na bilheteria a partir das 18h do dia 13/12
  • Ingressos promocionais: até o dia 12 (sexta-feira) o cupom EXCESSO50 garante 50% de desconto para os ingressos de valor integral

Instagram: @circulacoesemarte.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *