Com um cortejo colorido pelas ruas de seu bairro, o Boi Vagalume da Marambaia deu início à turnê de lançamento de seu primeiro álbum “Pra Brilhar Pro Mundo Inteiro”. A apresentação ocorreu durante o Fórum Permanente de Políticas Periféricas, não coincidentemente, no local de nascedouro do boi, 15 anos atrás.
Criado pelo fazedor de cultura popular, o compositor, idealizador, cantador e amo do boi, Cuité, o Boi Vagalume veio recebendo adeptos e parceiros ao longo dos anos, chegando agora neste momento onde o reconhecimento se materializou em forma de álbum.
Composto por sete canções, todas compostas por Cuité, “Pra Brilhar Pro Mundo Inteiro” é um recorte do movimento feito no bairro. Segundo o artista, a existência do Vagalume é também uma bandeira que se levanta pela manutenção da cultura popular como ferramenta de conscientização dos direitos fundamentais da humanidade como educação ,meio ambiente e saúde mental e social.
“Acho que a música título do álbum (Pra Brilhar Pro Mundo Inteiro) é mais forte pra mim, porque fala da resistência e da identidade, de luta para uma consciência ambiental e da força das mulheres, principalmente as mulheres negras, contra a violência de gênero e de cor que, através dos séculos, vem sendo oprimida e escravizada de todas as formas mais perversas pelo homem.”, reflete o músico.
Cuité explica ainda que a criação do álbum sempre foi tida como um sonho e agora conseguiu ser realidade. “Na verdade, sempre quis gravar as músicas do Boi Vagalume. Ele já existe há 15 anos, já tenho umas 20 canções compostas, mas só gravamos apenas sete canções. O importante agora é focar na divulgação desse álbum. É trabalhar para que lá na frente a gente possa lançar outras músicas e continuar trabalhando para que a cultura do boi bumbá seja mantida e repassada para as próximas gerações”, conclui.
Ficha técnica álbum “Pra Brilhar Pro Mundo Inteiro”
Boi Vagalume da Marambaia
Ficha técnica geral:
Composições: Cuité Marambaia
Produção musical: Mateus Moura
Dir. de arranjos percussivos: Larissa Mê
Dir. de arranjos de cordas: Gabiru Cigano
Dir. de arranjos de sopros: Luan Monteiro
Musicistas: Adilson Santos, Claudinha, Rosivani Chaves, Diler Salles, Preto Hilder, Larissa Mê, Mateus Moura, Gabiru Cigano, Luan Monteiro, Cuité Marambaia, Matheus Leão, Alessandro Canhão, Armando Mendonça, Ariel Cardoso Cuité, Anita Cuité, Faruk Cuité, Aurora Cuité, Mauro Ypo e Felipe Solano (Moleza).
Gravado, mixado e masterizado por Thiago Albuquerque no Studio Z (Belém/Pa), em 2025. Disponível em todas as plataformas digitais.
