Autônoma celebra antena parabólica recebida por programa do Ministério das Comunicações: ‘A gente vivia no passado’

Política pública leva TV aberta e gratuita a locais com pouca, ou nenhuma, cobertura de sinal terrestre

Matheus Freire
O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita por diversas famílias. (Crédito: Divulgação/EAF)

A chegada da nova antena parabólica digital, instalada gratuitamente pelo programa Brasil Antenado, está mudando a rotina de famílias paraenses que antes conviviam com sinal precário ou inexistente de televisão aberta. A iniciativa do Ministério das Comunicações, em parceria com a Anatel, amplia o acesso à informação, ao entretenimento e à cidadania em municípios do interior do estado.

Moradora de Nova Esperança do Piriá, a autônoma Raimunda Lima de Sousa, de 51 anos, relata a mudança após a instalação do equipamento. “A gente vivia no passado, agora estamos modernizados”, afirma. Segundo ela, a qualidade da imagem e do som trouxe uma nova experiência. “Agora é um sinal limpo, sem interferência. Na TV, tem todos os canais que as pessoas gostam”.

Raimunda também se surpreendeu com a agilidade do processo. “O agendamento foi fácil. Me pediram para eu aguardar uns dez dias pela instalação, mas, para minha surpresa, foram só três dias”, conta. O programa é executado pela Entidade Administradora da Faixa, responsável por ampliar o alcance da televisão aberta e gratuita em regiões onde o sinal é insuficiente.

Além da nova antena, o Brasil Antenado levou outra experiência inédita à moradora. Por meio do projeto de cinema itinerante, ela assistiu pela primeira vez a um filme em tela de cinema durante a exibição de “O Auto da Compadecida 2”. “Eu nunca fui para um cinema. Por isso minha curiosidade de estar aqui hoje e descobrir o que é o cinema”, disse antes da sessão.

O cinema itinerante transforma praças e espaços públicos em salas de cinema a céu aberto. A proposta é unir lazer e informação, explicando de forma acessível como famílias inscritas no Cadastro Único podem receber gratuitamente o kit da nova antena parabólica digital.

Para quem vive em áreas mais afastadas, o programa representa um alívio financeiro. O aposentado José Araújo Silva, de 71 anos, morador de Cachoeira do Piriá, descreve a iniciativa como fundamental. “Muita gente que não tinha condições de ter, hoje está usando. Nem todo mundo podia comprar a antena. Agora muita coisa mudou. A imagem é linda, é boa, é limpa. Gostei, amei”, relata.

No Pará, sete municípios ainda estão com agendamentos abertos até 13 de março de 2026, beneficiando cerca de 39 mil famílias aptas. Podem solicitar o kit os moradores inscritos no CadÚnico que ainda utilizam parabólica tradicional.

O agendamento é gratuito e pode ser feito pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, também disponível via WhatsApp. O benefício inclui fornecimento e instalação da antena digital, sendo necessário apenas possuir um aparelho de televisão, inclusive modelos mais antigos.

Municípios do Pará com agendamento aberto, em ordem alfabética:
Anapu
Cachoeira do Piriá
Chaves
Gurupá
Nova Esperança do Piriá
Santa Cruz do Arari
Senador José Porfírio

O programa Brasil Antenado foi viabilizado pela Portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025, e tem como objetivo assegurar o acesso à informação como direito fundamental. Ao todo, a iniciativa atenderá 323 municípios em 16 estados, de forma faseada, até junho de 2026.

Fases do programa, em ordem alfabética:
Fase A, de 14 de julho a 13 de dezembro de 2025, com 77 municípios nos estados do Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, etapa já concluída.


Fase B, de 13 de outubro de 2025 a 13 de março de 2026, com 138 municípios nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Roraima e Tocantins.


Fase C, de 12 de janeiro a 13 de junho de 2026, com 108 municípios nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Rio Grande do Sul.

A lista completa das cidades contempladas está disponível no site oficial do programa.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *