PCT Guamá lidera projeto nacional de energia sustentável

Rarison Trindade
Projeto desenvolvido pelo Ceamazon, no PCT Guamá, vai transformar edifício em modelo de eficiência energética e geração sustentável de energia - Foto: Divulgação/Secom.

Um laboratório instalado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, conquistou projeção nacional ao ter dois projetos selecionados entre os melhores do país em uma chamada pública voltada à modernização sustentável de prédios públicos.

O Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), ficou em 1º e 7º lugares entre 154 propostas apresentadas por instituições de todo o Brasil. Ao todo, mais de R$ 7,4 milhões foram destinados para a execução das iniciativas.

O projeto mais bem colocado prevê a transformação da própria sede do Ceamazon em uma edificação de consumo quase zero de energia. A proposta inclui a instalação de um sistema de geração solar fotovoltaica e outras medidas de eficiência energética capazes de reduzir entre 90% e 110% o consumo de energia fornecida pela distribuidora.

Além da redução no consumo, a estrutura permitirá o monitoramento em tempo real da geração de energia, servindo como ferramenta para atividades de pesquisa, ensino e capacitação de estudantes e profissionais das áreas de engenharia, construção sustentável e energias renováveis.

Segundo o pesquisador e coordenador do projeto, Allan Manito, a conquista reforça o reconhecimento técnico do laboratório no cenário nacional. “A conquista representa o resultado da experiência da equipe do Ceamazon, colocando o centro em evidência no cenário nacional no que diz respeito às ações de eficiência energética e sustentabilidade”, destacou.

Outro projeto aprovado contempla o Centro de Eventos Benedito Nunes, da UFPA, que também passará por intervenções voltadas à melhoria do desempenho energético da edificação.

As iniciativas fazem parte do edital “Energia Zero em Prédios Públicos”, promovido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar). O objetivo é criar modelos de edificações públicas mais sustentáveis e com menor dependência da rede elétrica convencional.

A expectativa é que os dois projetos sejam executados ao longo dos próximos 24 meses e sirvam de referência para outras instituições públicas da Amazônia interessadas em investir em eficiência energética e fontes renováveis.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *