Belém debate futuro da pesca e aquicultura

Redação
Representantes da cadeia produtiva da pesca e aquicultura participam da etapa estadual da conferência realizada em Belém - Foto: Mateus Costa/Sedap.

Representantes da pesca e da aquicultura de diversas regiões do Pará participam, em Belém, da etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca (CNAP). O encontro, realizado no Parque da Cidade, busca reunir propostas e demandas que irão contribuir para a construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor no país.

A programação começou nesta terça-feira (23) e segue até quarta-feira (24), reunindo pescadores artesanais, aquicultores, empresários, trabalhadores da indústria pesqueira, técnicos e representantes de órgãos públicos ligados à atividade.

Promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a conferência marca a retomada de um dos principais espaços de participação social do segmento. A última edição nacional havia sido realizada em 2009.

Durante a abertura do evento, os participantes iniciaram os debates sobre os desafios enfrentados pela atividade pesqueira e aquícola, além da construção de propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor.

A diretora de Pesca da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Adriana Patrícia Oliveira, destacou a importância da conferência para o fortalecimento da cadeia produtiva. “Queremos proporcionar aos nossos congressistas um espaço acolhedor e confortável para que eles possam desenvolver e propor políticas públicas para o avanço da pesca e da piscicultura e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas na atividade”, afirmou.

Segundo ela, o momento é estratégico para discutir avanços necessários ao setor. “Sabemos que precisamos avançar e esse momento do congresso é para a construção dessas políticas que venham para a melhoria da pesca e da sociedade do nosso Estado”, ressaltou.

A programação inclui debates temáticos, grupos de trabalho e plenárias. Ao final do encontro, serão definidas as propostas prioritárias e eleitos os delegados que representarão o Pará na etapa nacional da Conferência de Aquicultura e Pesca, prevista para novembro, em Brasília.

A expectativa é que as discussões contribuam para o fortalecimento da atividade pesqueira, considerada estratégica para a geração de emprego, renda e segurança alimentar em diversas regiões do Pará.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *