Nesta sexta-feira (13), a segurança elétrica em Ananindeua foi tema de uma ação educativa voltada à prevenção de acidentes domésticos e em obras. A iniciativa ocorreu na Jurunense Home Center e integrou o movimento Vc + Seguro, promovido pela distribuidora de energia no Pará.
Além disso, a ação reuniu clientes e demais públicos, cujo objetivo era para orientações sobre riscos comuns no uso da energia elétrica.
Promovida pelo movimento Vc + Seguro, ação da Equatorial Energia, a programação destacou situações que podem causar acidentes, como sobrecarga de tomadas, uso inadequado de extensões e adaptadores tipo “T”, além de instalações improvisadas.
Durante as abordagens educativas, a equipe alertou ainda sobre cuidados com crianças e pets próximos à rede elétrica e reforçou a importância de atenção redobrada durante manutenções domésticas, obras e reformas.
O analista de Relacionamento com o Cliente da concessionária de energia, Cleiton Soares, destacou que muitos acidentes ocorrem por descuido ou improviso. Segundo ele, levar informação correta à população é uma das principais formas de reduzir riscos.
Já a consultora de vendas Margareth Nascimento ressaltou a importância da presença da distribuidora em lojas de material de construção, principalmente para orientar consumidores que estão construindo ou reformando. A recomendação é sempre buscar um profissional habilitado para realizar instalações elétricas.
Prevenção no dia a dia
Além das orientações presenciais, a ação reforçou hábitos simples que podem evitar acidentes, como não compartilhar benjamins, evitar ligações clandestinas e revisar periodicamente a instalação elétrica.
Por fim, a ação promove um debate sobre segurança elétrica, destacando a informação como ferramenta de prevenção e proteção à população.
