Onças da Jaguar Parade ocupam o Mangal das Garças neste fim de semana

As esculturas do maior felino das Américas estão em exibição de 14 a 16 de novembro e reforçam a agenda ambiental da COP30. A exposição segue circulando por Belém até 30 de novembro, e o público também pode participar do leilão beneficente.

Matheus Freire
A exposição itinerante já percorreu diversos lugares de Belém e segue aberta até 30 de novembro. Foto: Britto Elson

As esculturas da Jaguar Parade chegou ao Mangal das Garças na última sexta-feira (14) e ficam expostas até domingo (16), integrando o circuito de arte urbana que vem chamando atenção pela cidade durante o período em que Belém recebe a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). A mostra reúne 52 onças-pintadas estilizadas, criadas majoritariamente por artistas paraenses, sob curadoria de Vânia Leal.

Até o dia 30 de novembro, as onças coloridas e estilizadas estarão espalhadas por pontos turísticos e espaços de grande circulação da cidade, para alertar sobre a urgência da preservação da espécie e de seu habitat natural.

Das 52 esculturas, 42 são assinadas por artistas paraenses, duas vieram do Maranhão e as demais integram edições anteriores. Criada pela Artery – Produtora Cultural, a Jaguar Parade já reuniu mais de 250 artistas nas exposições em cidades como Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Paris.

Antes de chegar ao Mangal, as obras já passaram por diversos locais de Belém, como o Portal da Amazônia, Boulevard da Gastronomia, Forte do Presépio, Ver-o-Peso, Ver-o-Rio, Sesc Doca, Estação das Docas e Ilha do Combu (restaurante Saudosa Maloca). Também circularam por praças como República, Batista Campos, da Fonte (Casa das Onze Janelas), Frei Brandão (Catedral da Sé) e Santuário de Nazaré (antigo CAN); pelas Usinas da Paz (Guamá, Terra Firme e Jurunas) e shoppings Boulevard e Parque. Dez peças participaram do Global Citizen Festival: Amazônia, e duas também marcaram presença na 15ª Varanda de Nazaré durante o Círio de Nazaré.

Madrinhas, padrinhos e embaixadora

A embaixadora da Jaguar Parade Belém, Dani Filgueiras (do canal “Dani Viaja”), e as madrinhas Gaby Amarantos, Fafá de Belém e Isabelle Nogueira reforçam a mensagem de preservação da onça-pintada e da importância da floresta amazônica. A mobilização conta ainda com artistas locais, jornalistas e criadores de conteúdo reconhecidos como “Amigos da Onça”, entre elas Naieme, Júlia Passos, Naré, Tiane Melo (Manga Poética), Ísis Vieira, Petterson Farias, Aritana Campos, Patrick Peixoto, Amanda Kaoma, Fábia Sêpeda, Célia Pinho, Bianca Teixeira, Ísis Drumond e a pequena Maria Eloísa.

Leilão beneficente

O leilão das esculturas já está aberto na plataforma IArremate e segue até 1º de dezembro. Os lances iniciais começam em R$5 mil, e toda a arrecadação será destinada a instituições dedicadas à conservação da onça-pintada e de seu habitat, como Onçafari, Panthera, AMPARA Silvestre, SOS Pantanal, Instituto Libio, Instituto Peabiru e BNBRC.

A exposição Jaguar Parade Belém 2025 é apresentada pela ISA Energia Brasil, com patrocínio premium de Itaú, BTG Pactual, Hydro, Suzano e Fairfax Seguros. Conta ainda com patrocínio diamante de Tintas Sherwin-Williams, Consigaz, Premier Pet, BRQ Sotreq e Marfrig BRF. O projeto tem o apoio do Shopping Boulevard e do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e é uma produção da Artery, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, via Lei Rouanet.

No Mangal das Garças, a mostra pode ser visitada das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Serviço

Jaguar Parade Belém 2025

Exposição: 25 de outubro a 30 de novembro
Leilão online: 13 de novembro a 1º de dezembro (clique aqui)
Reunionças: 14 a 16 de novembro, no Mangal das Garças
Horário: livre (durante o funcionamento dos espaços)
Entrada franca
Informações: www.jaguarparade.com/belem2025
Redes sociais: @jaguar.parade

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *