Jovens talentos da música apresentam recital inédito na Fundação Amazônica de Música

Integrantes da Orquestra Jovem Vale Música estreiam o Quarteto Florence Price em apresentação aberta ao público em Belém

Redação
Jovens musicistas da Orquestra Jovem Vale Música estreiam recital aberto ao público em Belém. (Créditos: Divulgação/Ascom Vale)

A trajetória musical iniciada ainda na infância dentro do projeto Vale Música Belém ganhou um novo capítulo para as jovens musicistas Vitória Karoline, Ana Cecília Pereira Mesquita, Ana Luiza Damasceno e Roberta Micaely. Unidas pela amizade construída nos corredores da Fundação Amazônica de Música, elas apresentam, nesta quinta feira (22), um recital inédito de música de câmara, marcando a estreia do Quarteto de Cordas Florence Price.

A apresentação será realizada às 16h, na Sala Augusto Meira Filho, sede da Fundação Amazônica de Música, em Belém, e é aberta ao público. O quarteto é formado por integrantes da Orquestra Jovem Vale Música e representa um passo importante no amadurecimento artístico das musicistas.

O repertório do recital inclui obras do compositor austríaco Joseph Haydn, com destaque para o Quarteto de Cordas Opus 20, número 2, em dó maior, conhecido como Quarteto do Sol. O público poderá acompanhar os movimentos Moderato, Adagio, Menuetto Allegretto e Fuga a quatro sujeitos Allegro.

Para a violista Ana Luiza Damasceno, de 15 anos, o recital simboliza a realização de um processo intenso de preparação. “Esperamos realizar uma bela apresentação e que o público reconheça todo o esforço e dedicação que tivemos para preparar esta peça”, destaca.

A violinista Vitória Karoline, de 18 anos, também celebra o momento, mesmo diante da expectativa natural da estreia. “Não vou negar que estou um pouco nervosa, mas feliz por completarmos esta primeira etapa de uma jornada que está apenas começando”, revela.

Com entusiasmo, Ana Cecília Pereira Mesquita, de 15 anos, ressalta o aprendizado construído ao longo do processo. “Trabalhamos o recital ao longo do ano passado, nos divertindo e aprendendo cada vez mais sobre música de câmara, também nos conhecendo e amando música cada vez mais durante esse processo. A música representa pra mim quase que tudo. É uma parte essencial da minha vida e tem poder de moldar emoções. Quanto mais eu aprendo sobre música, mais eu fico maravilhada com o quanto tudo é complexo pra se tornar lindo”, afirma.

A violoncelista Roberta Micaely, de 26 anos, a mais experiente do grupo, destaca o impacto da vivência coletiva em sua formação. “Sempre tive vontade de integrar um quarteto de cordas, pois essa vivência é extremamente enriquecedora, promovendo o trabalho em equipe e valorizando a importância de cada instrumento. Desde que começamos, percebo o quanto evoluímos, aprendendo a ouvir melhor e explorando o potencial individual de cada uma. Além disso, contar com amigas talentosas e um professor dedicado torna tudo ainda mais especial”, explica.

O professor Ronaldo Sarmanho ressalta a importância da prática camerística na formação musical das alunas. “Esta é uma formação muito nobre, na qual os músicos têm a oportunidade de se aprofundar no conhecimento tanto no que diz respeito à hierarquia das vozes quanto à textura de som. Nossas alunas tiveram oportunidade de fazer essa imersão na prática desse gênero, trabalhando sonoridade, articulação e afinação. Tocar em quarteto contribui imensamente para o desenvolvimento do trabalho individual e coletivo, pois os alunos passam a compreender a responsabilidade de cada um dentro do todo”, afirma.

Quarteto Florence Price

O Quarteto Florence Price iniciou suas atividades em abril de 2025, dentro da classe especial de formação camerística da Fundação Amazônica de Música, sob orientação do professor Ronaldo Sarmanho. Atualmente, o grupo se dedica ao aperfeiçoamento técnico e à ampliação do repertório específico para quartetos de cordas, com foco na participação em concursos e festivais nacionais e internacionais.

O projeto Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música e conta com patrocínio da Vale, por meio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Desde 2004, a iniciativa atende cerca de 350 crianças e jovens, oferecendo formação musical em diferentes grupos, como Orquestra Jovem, Banda Sinfônica Jovem, Orquestra de Violinos, coral infantojuvenil e conjuntos de câmara.

Serviço

Recital de Música de Câmara do Quarteto Florence Price
Data: 22/01 (Quinta-feira)
Horário: 16h
Local: Sala Augusto Meira Filho, sede da Fundação Amazônica de Música, em Belém
Abertura dos portões: 15h
Entrada: gratuita, sem retirada antecipada de ingressos, sujeita à lotação do espaço

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *