Fellowship em oftalmologia: Hospital Bettina Ferro abre seleção para médicos em Belém

Programa oferece formação em córnea, catarata e cirurgia refrativa com foco no SUS

Matheus Freire
Bettina Ferro é referência em assistência e qualificação profissional na Amazônia - Foto: Ascom EBSERH

O fellowship em oftalmologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) está com inscrições abertas para a edição 2026. A iniciativa fortalece a formação médica especializada na Amazônia e amplia a oferta de atendimentos oftalmológicos no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo procedimentos de alta complexidade, como transplantes de córnea.

Formação especializada fortalece a saúde ocular no Norte

O programa, realizado em Belém (PA), tem ênfase em córnea, catarata e cirurgia refrativa. Além disso, é voltado a médicos e médicas com residência ou especialização em Oftalmologia, conforme as normas vigentes. Presencial, o fellowship integra assistência, ensino e pesquisa, pilares essenciais para o fortalecimento da saúde pública.

O HUBFS integra o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Dessa forma, a instituição consolida seu papel como referência na qualificação profissional e no atendimento especializado na região Norte.

Inscrições gratuitas e processo seletivo em três etapas

As inscrições para o fellowship em oftalmologia seguem até o dia 5 de fevereiro, às 17h. Os interessados devem enviar a documentação exigida, em formato PDF, exclusivamente para o e-mail univbfs.chu-ufpa@ebserh.gov.br.

O processo seletivo ocorre em três fases. Primeiro, haverá análise curricular. Em seguida, os candidatos participam de entrevista, que pode ser presencial ou on-line. Por fim, ocorre a apresentação didática, com aula de 15 minutos sobre tema sorteado. Nessa etapa, a banca avalia clareza, domínio do conteúdo e capacidade de comunicação.

Impacto direto no atendimento do SUS

De acordo com a chefe da Unidade da Visão do HUBFS, Raissa Casseb, o programa gera benefícios tanto para os profissionais quanto para a população atendida.

“Para os usuários do Sistema Único de Saúde, o fellowship amplia o acesso a serviços especializados, melhora os atendimentos e promove saúde ocular”, destaca.

Além da formação acadêmica, os médicos selecionados atuam diretamente na assistência oftalmológica do hospital. Eles realizam atendimentos ambulatoriais, acompanhamento clínico e cuidados pré e pós-operatórios, sempre sob supervisão.

“O treinamento prático envolve cirurgias de catarata, manejo clínico e cirúrgico das doenças da córnea, transplantes de córnea e procedimentos de cirurgia refrativa. Também inclui discussões de casos e atividades acadêmicas”, explica Casseb.

Integração entre ensino, pesquisa e assistência

Ao integrar ensino, pesquisa e assistência, o fellowship contribui para a qualificação do SUS e para a ampliação do acesso da população a serviços especializados em oftalmologia. Além disso, fortalece a rede pública de saúde e estimula a permanência de profissionais qualificados na região Norte.

Ebserh e o papel dos hospitais universitários

O CHU-UFPA integra a Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a empresa administra 45 hospitais universitários federais em todo o país. Essas unidades atendem pacientes do SUS e, ao mesmo tempo, apoiam a formação de profissionais de saúde, a pesquisa e a inovação.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *