Estações Cidadania ultrapassam 541 mil atendimentos em 2025 e reforçam acesso a serviços no Pará

Coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), as nove unidades em funcionamento reforçam o compromisso do Governo do Pará com a cidadania, a descentralização e a melhoria contínua do atendimento ao cidadão.

Matheus Freire
Estações Cidadania oferecem desde a emissão de RG à análise de processos, seguro desemprego, entre outros serviços. (Créditos: Divulgação/Ag.Pará)

As Estações Cidadania superaram a marca de 541 mil atendimentos em 2025, consolidando-se como um dos principais canais de acesso da população paraense a serviços públicos essenciais. Coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), as nove unidades em funcionamento reforçam o compromisso do Governo do Pará com a cidadania, a descentralização e a melhoria contínua do atendimento ao cidadão.

O modelo integrado das Estações Cidadania reúne, em um único espaço, serviços fundamentais como emissão de RG, análise e recepção de processos, seguro desemprego, emissão de CTPS digital, serviços do Detran, orientação ao consumidor, entre outros. A proposta é facilitar o acesso, reduzir deslocamentos e garantir um atendimento mais ágil, humanizado e eficiente.

Segundo o secretário adjunto de Modernização e Gestão Administrativa da Seplad, Gabriel Perez, os resultados refletem o fortalecimento da política pública. “Encerramos 2025 com números expressivos. Os mais de 541 mil atendimentos demonstram a relevância desse modelo integrado. Nosso foco é ampliar o acesso e qualificar cada vez mais os serviços, com investimentos em modernização, conforto e novas unidades, além de descentralizar o atendimento da capital”, afirmou.

Presença estratégica no estado

As Estações Cidadania estão distribuídas em Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Tucuruí, Itaituba e Parauapebas, atendendo não apenas esses municípios, mas também cidades vizinhas. Em regiões como o Sul, Sudeste e Oeste do Pará, os números reforçam a importância das unidades para a interiorização dos serviços públicos.

Em 2025, foram registrados 541.887 atendimentos, sendo 337.108 na Região Metropolitana de Belém, com destaque para as unidades de São Brás, Icoaraci, Grão Pará, Pátio Belém e Ananindeua. No interior do estado, as unidades somaram 204.779 atendimentos, em Itaituba, Marabá, Parauapebas, Santarém e Tucuruí.

Entre as unidades com maior demanda estão Ananindeua, com 138.450 atendimentos, Parauapebas, com 107.604, Pátio Belém, com 105.098, e Marabá, com 65.007 registros. Os órgãos mais procurados pela população foram Detran, Polícia Civil, Banpará, Seaster e Iasep.


Atendimento que faz a diferença

A pescadora Mara Carvalho, moradora de Gurupá, utilizou os serviços da Estação Cidadania pela segunda vez durante passagem por Belém. “Vim por indicação de uma amiga. Aproveitei que estou na capital para tratamento de saúde e resolvi tirar minha identidade. Sempre fui muito bem atendida, com rapidez e eficiência”, relatou.

Expansão e modernização da rede

Além dos resultados de 2025, o Governo do Pará avança na ampliação e modernização das Estações Cidadania. Três novas unidades estão em construção: uma em Breves, no arquipélago do Marajó, e duas na Região Metropolitana de Belém, nos terminais do BRT Metropolitano de Ananindeua e Marituba. As novas estruturas vão ampliar o acesso aos serviços, especialmente em áreas de grande circulação.

Com mais de meio milhão de atendimentos, investimentos contínuos e expansão da rede, as Estações Cidadania se consolidam como uma política pública estratégica para a promoção da cidadania, inclusão social e desenvolvimento humano em todo o território paraense.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *