Delegacia de Polícia Civil da Ilha de Cotijuba é entregue pelo Governo do Pará

Nova unidade vai beneficiar moradores e turistas, agilizando o atendimento policial na região

Redação
Governo do Pará entrega nova Delegacia de Polícia Civil na Ilha de Cotijuba - Foto: Marcelo Lelis/Ag.Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), realizou, nesta quarta-feira (04), a entrega da nova Delegacia de Polícia Civil da Ilha de Cotijuba, em Belém. Com isso, o Estado amplia sua presença institucional e fortalece as ações de segurança pública na região.

A partir de agora, a nova unidade possibilita maior agilidade no atendimento de ocorrências, beneficiando tanto a população local quanto os turistas que visitam a ilha, localizada nas proximidades da capital paraense. Antes, os registros precisavam ser feitos em Icoaraci. Agora, o serviço passa a ser oferecido diretamente na localidade.

Presente no ato de entrega, o governador Helder Barbalho destacou a importância da presença permanente da Polícia Civil na ilha. Segundo ele, a nova delegacia garante atendimento diário e mais proximidade com os moradores.

“Hoje nós estamos garantindo que Cotijuba tenha uma estrutura permanente de Delegacia de Polícia. Antes, as ocorrências eram direcionadas para Icoaraci. A partir de agora, isso não será mais necessário. Na nova unidade, teremos um delegado permanente, viatura e toda a estrutura necessária para proteger moradores e visitantes, combater a criminalidade e garantir a paz para quem vive e visita esse paraíso que é Cotijuba. Dessa forma, reforçamos o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública”, afirmou o governador.

Moradores destacam avanço no atendimento, especialmente para mulheres

Moradora da Ilha de Cotijuba há 40 anos, a autônoma Marcilene da Silva ressaltou a importância da nova delegacia para a rotina da comunidade. Segundo ela, a unidade facilita o acesso aos serviços policiais, principalmente para mulheres e crianças.

“Essa delegacia vai facilitar muito a nossa vida, porque não será mais necessário atravessar para registrar ocorrências. Além disso, ela ajuda especialmente nós, mulheres, que muitas vezes precisamos desse apoio da segurança. Nossos filhos também serão beneficiados. Por isso, somos muito gratos por ter a polícia mais perto da gente”, destacou a moradora.

Estrutura amplia serviços e fortalece ações comunitárias

A Delegacia de Polícia Civil da Ilha de Cotijuba não atende apenas às demandas policiais. A unidade também conta com um prédio anexo voltado às atividades comunitárias, que vai reunir moradores para cursos, reuniões e outras oportunidades desenvolvidas na própria ilha.

Segundo o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel PM Tarcísio, o investimento atende a uma demanda antiga da população e fortalece a segurança, especialmente nos fins de semana, quando o fluxo de visitantes aumenta.

“Esse investimento melhora e agiliza o atendimento das ocorrências dos moradores da Ilha de Cotijuba, assim como daqueles que visitam a localidade. Essa estrutura já era uma necessidade da população e agora passa a atuar de forma integrada com a Polícia Militar, reforçando ainda mais a segurança da ilha”, explicou o secretário.

Investimento garante infraestrutura moderna e acessível

A obra recebeu investimento total de R$ 3.471.713,89, provenientes do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), vinculado à Segup. A estrutura conta com dois prédios distintos, planejados para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais conforto à população.

O primeiro prédio abriga a Delegacia de Polícia Civil, com área construída de 234,61 m². No local, funcionam recepção, sala de registro de ocorrências, espaços para investigação, cartório, gabinete do delegado, alojamentos, custódias, além de ambientes administrativos e de apoio.

Já o segundo prédio atende a Associação de Moradores de Cotijuba. Com 210,24 m², o espaço dispõe de sala multiuso para reuniões e assembleias, secretaria, diretoria, sala de informática, copa e banheiros, incluindo estrutura adaptada para pessoas com deficiência.

Presença policial amplia atendimento e garante mais tranquilidade

O delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, destacou que a presença policial permanente na Ilha de Cotijuba atende a uma necessidade antiga da comunidade. Segundo ele, a nova unidade registra todos os tipos de ocorrências e amplia o atendimento a públicos vulneráveis.

“Antes, a ilha não contava com atendimento policial. Por isso, o sistema de segurança entendeu a importância de instalar uma delegacia para atender diretamente a população. Esse investimento transmite paz e tranquilidade. Agora, os moradores não precisam mais fazer a travessia para registrar ocorrências, e a unidade está preparada tanto para crimes comuns quanto para atendimentos especializados, como os voltados às mulheres e a outros grupos vulneráveis”, explicou.

Com a nova delegacia, a Ilha de Cotijuba passa a contar com atendimento policial permanente, incluindo delegado, escrivão e serviços de plantão diário. Dessa forma, o Estado reduz deslocamentos, amplia a eficiência no atendimento e fortalece a segurança de quem vive e visita a região.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *