Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de gastronomia em Santa Izabel do Pará, com foco na valorização das receitas tradicionais brasileiras. A formação é promovida pelo Núcleo de Cultura e oferece vagas gratuitas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. As inscrições seguem até o dia 3 de março, e as aulas começam em 10 de março.
O curso já beneficiou mais de 300 jovens da região e, além disso, se destaca pelo compromisso com a geração de renda e a preservação da cultura alimentar brasileira. Nesse sentido, a iniciativa oferece estrutura completa e conteúdo prático para a formação profissional, contribuindo, assim, para a qualificação de novos talentos na gastronomia.
Formação une tradição, mercado e geração de renda
O curso, nesse contexto, aborda conteúdos essenciais para quem deseja evoluir na área. Entre eles, estão a preparação de entradas, pratos principais, sobremesas e brunchs. Além disso, o conteúdo contempla técnicas de corte, cocção, montagem e finalização de pratos.
Dessa forma, os participantes aprendem releituras da culinária tradicional, bem como a elaboração de cardápios temáticos e práticas da cozinha clássica e contemporânea. Consequentemente, o curso alia tradição e inovação gastronômica, preparando os alunos para diferentes contextos do mercado.
Conteúdo audiovisual com vencedora do MasterChef Brasil
Durante a formação, os alunos terão acesso a materiais audiovisuais da série “Alimentando o Mundo”, produzida pela Farmabase. A série é apresentada por Michele Crispim, vencedora do MasterChef Brasil, e complementa as aulas com uma abordagem prática e educativa.
Além disso, o curso discute a importância da proteína na alimentação, com foco nas carnes de frango e suína. O conteúdo também esclarece mitos e verdades sobre avicultura e suinocultura.
Apoio institucional
Com 196 horas de carga horária, o curso oferece uniformes e toda a estrutura necessária para as atividades. As aulas acontecem na EMEF Silvio Nascimento, em Santa Izabel do Pará, no turno da noite.
A iniciativa tem patrocínio da Farmabase, apoio da Prefeitura de Santa Izabel do Pará e realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
