Centro Cultural Banco da Amazônia recebe inscrições de projetos de ocupação até 15 de dezembro

Centro Cultural Banco da Amazônia prorroga prazo de inscrição para projetos de ocupação e artistas podem enviar propostas até 15 de dezembro de 2025

Matheus Freire
Centro Cultural Banco da Amazônia apresenta três exposições em cartaz e destaca a produção artística e cultural de Belém. Foto: Agência Jambo

O Centro Cultural Banco da Amazônia anunciou a prorrogação do prazo para a inscrição de projetos de ocupação. Artistas e produtores interessados em participar do edital agora podem enviar suas propostas até 15 de dezembro de 2025.

Com amplitude nacional, o edital de ocupação do Centro Cultural Banco da Amazônia disponibiliza 5 milhões de reais para Pessoas Jurídicas. O programa contempla projetos que serão apresentados entre abril de 2026 e abril de 2027, com incentivos de até 500 mil reais para Artes Visuais e até 200 mil reais para Música e Artes Cênicas.

O certame destaca o compromisso da instituição em valorizar a diversidade cultural brasileira, priorizando expressões de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e urbanas. As propostas selecionadas devem promover acessibilidade e desenvolver ações sociais e ambientais alinhadas ao território amazônico.

De acordo com Ruth Helena Lima, Gerente Executiva de Marketing, Comunicação e Promoção do Banco da Amazônia, a prorrogação atende à grande demanda registrada desde a abertura do edital. Inicialmente, as inscrições iriam até 28 de novembro.

Ruth Helena ressalta que o Centro Cultural consolida o papel do Banco da Amazônia como agente de transformação social, econômica e artística. “Nosso papel como banco de desenvolvimento é ser um agente ativo na promoção de soluções que integrem crescimento econômico, justiça social e conservação ambiental”, afirmou.

Inaugurado em outubro, o Centro Cultural Banco da Amazônia já recebe visitantes com três exposições em cartaz: Mandela Ícone Mundial de Reconciliação, Habitar a Floresta e Clima o Novo Anormal. As mostras estão distribuídas em três galerias instaladas no prédio localizado na avenida Presidente Vargas com a rua Carlos Gomes, na Praça da República, no centro de Belém.

Com quatro mil metros quadrados destinados a três galerias, biblioteca, minilab de inteligência artificial, seis salas de oficina, restaurante e café, o Centro Cultural Banco da Amazônia se torna o primeiro equipamento cultural da região amazônica vinculado a uma instituição financeira de economia mista do Governo Federal.

Serviço

Edital de Programa de Ocupação do Centro Cultural Banco da Amazônia.
Inscrições:
até 15 de dezembro de 2025.
Edital completo, requisitos e formulário de inscrição estão disponíveis no portal oficial do Banco da Amazônia, nos endereços: https://www.bancoamazonia.com.br/patrocinio e https://www.bancoamazonia.com.br/centrocultural.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *