Canaã dos Carajás oficializa primeiro campus universitário federal

Criação do campus da Unifesspa consolida a presença da universidade no município e amplia a oferta de cursos, pesquisa e extensão

Matheus Freire
Parceria entre a Prefeitura de Canaã dos Carajás e a Unifesspa viabilizou a oferta de 14 cursos de graduação e atendeu mais de 400 estudantes. (Créditos: Ascom/Diego Barbosa)

A educação superior em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, avançou com a oficialização do Campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o primeiro campus universitário do município. A medida garante a presença definitiva da instituição na cidade, que até então atuava por meio de parcerias temporárias, e amplia as perspectivas de formação acadêmica, pesquisa científica e projetos de extensão para a região.

A consolidação do campus é resultado de uma cooperação técnica entre a Unifesspa e a Prefeitura de Canaã dos Carajás. A parceria tem como objetivo fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, alinhando o crescimento econômico do município ao desenvolvimento social e à qualificação profissional da população.

Desde 2019, a Unifesspa atua no município por meio do Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação de Canaã dos Carajás (PEPETI), viabilizado por convênio com a prefeitura. Nesse período, já foram ofertados cursos como Agronomia, Letras, Jornalismo e diferentes engenharias. Atualmente, o polo mantém graduações em áreas como Engenharia Florestal, Física e Matemática, entre outras.

Em 2024, a universidade passou a contar com um prédio custeado pelo poder público municipal, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS). O espaço oferece suporte acadêmico e administrativo para estudantes, docentes e técnicos, garantindo melhores condições de funcionamento enquanto a unidade operava na condição de polo.

A parceria entre a Prefeitura de Canaã dos Carajás e a Unifesspa viabilizou a oferta de 14 cursos de graduação e atendeu mais de 400 estudantes. A transformação do polo em campus é considerada estratégica para o processo de interiorização do ensino superior público federal, ao permitir que moradores da região tenham acesso à formação universitária sem a necessidade de deslocamento para outros municípios.

A diretora de ensino superior de Canaã dos Carajás, Leuzilda Rodrigues, destaca que o incentivo ao ensino superior tem sido um compromisso da gestão municipal. “A transição de Polo para um Campus da Unifesspa em Canaã dos Carajás inicia uma nova etapa do ensino superior em nosso município. Essa ação demonstra para a população de modo geral que a gestão do município está comprometida com a emancipação das pessoas, oportunizando que os munícipes recebam formação qualitativa sem ter que se deslocar para outras regiões do país, assim como podemos receber também pessoas de outros lugares para estudar em Canaã dos Carajás”, afirmou.

Leuzilda Rodrigues também ressaltou que a criação do campus amplia as possibilidades institucionais da universidade. “A partir da existência do campus, a instituição buscará junto ao Ministério da Educação as vagas para todos os cargos, e assim, serão realizados concursos específicos para o quadro de profissionais para atuar na Unifesspa em Canaã dos Carajás”, disse.

O planejamento acadêmico prevê que, no início de 2026, ainda sob o modelo de convênios, sejam abertas novas turmas em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento local, como Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Direito. No campo da pós-graduação stricto sensu, a universidade também planeja ofertar mestrados em Ciências Forenses e em Linguagem, com habilitações em Letras, Literatura, Inglês e Artes.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *