Bragança realiza primeiro Carnaval Inclusivo e se torna referência em políticas públicas para o autismo

Matheus Freire
Bragança promoveu o primeiro Carnaval Inclusivo da região, com estrutura adaptada para pessoas com autismo e outras deficiências - Foto: Júlia Portéglio

A Pérola do Caeté entrou para a história ao realizar o primeiro Carnaval Inclusivo em Bragança, voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. A iniciativa inédita colocou o município como referência regional em inclusão, acessibilidade e políticas públicas de cuidado, marcando um avanço histórico em inclusão e acessibilidade.

Carnaval Inclusivo coloca Bragança como referência regional

Além disso, entre os 44 municípios da região, Bragança foi o primeiro a adaptar oficialmente a programação carnavalesca para garantir acesso seguro, respeitoso e acolhedor a crianças, adolescentes e adultos atípicos. O evento reforçou o compromisso da gestão municipal com uma cidade mais inclusiva.

Evento destaca políticas públicas de inclusão e acessibilidade

Nesse cenário, a coordenadora municipal de Políticas Públicas para o Autismo, Carla Setúbal, destacou o impacto da ação para as famílias. Segundo ela, o Carnaval Inclusivo representa um avanço concreto na garantia de direitos e na participação social.

“O sentimento é de gratidão e de novas possibilidades. Como mãe de uma criança autista nível 3, ver meu filho e outras crianças participando é muito simbólico. Aqui temos som ambiente regulado, espaços sensoriais, contação de histórias, pintura facial e serviços integrados. Lugar de autista é onde ele quiser”, afirmou.

Diante disso, inspirado em ações do Governo do Estado, que realiza a terceira edição do Carnaval Inclusivo, o município promoveu sua primeira experiência com foco no cuidado, no respeito às diferenças e na convivência social.

Da mesma forma, a coordenadora estadual de Políticas Públicas para o Autismo, Nay Barbalho, reforçou que iniciativas como essa fortalecem a inclusão em todo o Pará. Para ela, eventos adaptados mostram que é possível garantir lazer e pertencimento para todos.

“Só quem vive a causa entende a importância de participar da vida social. Um evento adaptado mostra que é possível incluir, respeitar e acolher. Ver Bragança replicando essa iniciativa com organização e participação social é motivo de alegria”, disse.

Inclusão entra no calendário oficial de programações da cidade

Nesse sentido, o prefeito de Bragança, Dr. Mário Júnior, afirmou que o Carnaval Inclusivo marca uma nova forma de pensar as grandes programações do município, especialmente por Bragança ser um polo turístico.

“Inserir a inclusão no Carnaval Bragança 2026 é motivo de grande alegria. Pensamos em cada detalhe, com equipe multiprofissional, atenção às questões sensoriais e cuidado com um público específico. Esse compromisso vai além do carnaval e estará presente em todo o calendário oficial”, destacou.

Além disso, o prefeito também citou avanços como a Carteira da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Autismo, além do fortalecimento dos atendimentos específicos em unidades de saúde, praças e ações da prefeitura. Segundo ele, a inclusão deve estar presente em todas as políticas públicas.

Famílias aprovam acesso ao lazer com respeito e dignidade

Por outro lado, a emoção das famílias também marcou o evento. A mãe atípica Paula Gonçalves levou o filho para participar da programação e ressaltou a importância de garantir o direito ao lazer de forma respeitosa.

“Nossas crianças precisam desses momentos para se sentirem incluídas. Elas têm direito de se divertir, com música adequada e um ambiente preparado para que se sintam bem. A iniciativa da prefeitura foi muito importante”, afirmou.

Por fim, o Carnaval Inclusivo em Bragança reforça que inclusão não é exceção. É regra. A ação mostra que políticas públicas bem planejadas transformam realidades, fortalecem vínculos e garantem dignidade às pessoas com deficiência e às famílias atípicas.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *