Aposta Psica abre vitrine para novos talentos da Amazônia

Seletiva escolhe 18 artistas da Amazônia Legal para se apresentar a produtores, gravadoras e curadores no Motins, em Belém

Redação
Seletiva Aposta Psica coloca novos talentos da Amazônia diante de produtores, curadores e representantes da indústria musical - Foto: Divulgação/Festival Psica

O Aposta Psica está com inscrições abertas e promete colocar a nova música da Pan Amazônia brasileira no radar da indústria nacional. A seletiva do maior festival da região Norte vai escolher 18 artistas e bandas da Amazônia Legal para apresentações em formato pocket show durante o Motins – Encontro Pan-Amazônico de Música e Cultura Periférica, que ocorre de 5 a 7 de março, na Cidade Velha, em Belém.

A iniciativa funciona como uma vitrine estratégica para a cena amazônica. Durante os showcases, produtores musicais, representantes de gravadoras, curadores e programadores de festivais de diferentes regiões do país estarão presentes, atentos às sonoridades que emergem do bioma amazônico.

Podem se inscrever artistas do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As inscrições são gratuitas e seguem até 18 de fevereiro, de forma online. O resultado será divulgado no dia 23 deste mês. Além da visibilidade, os selecionados receberão ajuda de custo de até R$ 3 mil.

De acordo com Gerson Dias, diretor do Psica, a convocatória tem como principal objetivo conectar a produção musical nortista aos circuitos nacionais. “É uma oportunidade real de circulação. O artista apresenta seu trabalho diante de quem programa festivais e atua no mercado em todo o Brasil. É uma vitrine importante e pode abrir novos caminhos”, afirma.

Além disso, o Aposta pode se transformar em porta de entrada para o palco principal do Festival Psica. Em 2025, por exemplo, o cantor e multiartista indígena Ian Wapichana, de Roraima, participou da seletiva e, posteriormente, integrou o line-up do festival. “É uma honra fazer parte de um festival que garante espaços de fala e respeito aos povos originários”, declarou o artista à época.

O evento conta com patrocínio máster da Petrobras e patrocínio do Mercado Livre, via Lei Rouanet, além de apoio de O Boticário e da TIM, por meio da Lei Semear. A realização é da Psica Produções, Fundação Cultural do Pará, Governo do Pará e Ministério da Cultura, Governo Federal.

Critérios e representatividade

A curadoria será formada por profissionais da música e da cultura da região e de outros estados. As propostas serão avaliadas com base na trajetória artística, originalidade, qualidade técnica, inovação, impacto na comunidade amazônida e potencial de projeção nacional.

Ao mesmo tempo, o edital reforça o compromisso do Psica com a diversidade. Metade das vagas será destinada a artistas ou bandas compostas majoritariamente por pessoas negras e 50% por mulheres. O processo também assegura espaço para artistas indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.

Além da diversidade de perfis, a distribuição regional é estratégica. O Aposta contempla estados da Amazônia Legal fora do Pará e municípios paraenses além da Região Metropolitana de Belém, ampliando o alcance territorial da iniciativa.

Motins: formação e articulação cultural

O Aposta integra a programação do Motins, encontro voltado à formação, articulação e fortalecimento do mercado cultural amazônico. Durante três dias, artistas, produtores e especialistas participam de debates, oficinas, rodadas de negócios e atividades formativas.

Nesta edição em formato de conferência, o evento ocupará a Casa Dourada, o Palafita e a Praça das Amazonas, no Píer das Onze Janelas. A programação inclui painéis, palestras, mostra de cinema, exposição de artes visuais, feira de economia criativa e apresentações musicais do Aposta.

Segundo Jeft Dias, diretor do Psica, o Motins vai além da programação artística. “É um espaço de formação técnica, intelectual e sensível. Trata-se de uma ferramenta de transformação social, que conecta artistas do bioma amazônico, fortalece redes culturais e impulsiona a economia criativa”, destaca.

Serviço

Aposta Psica
Inscrições: 11 a 18 de fevereiro
Resultado: 23 de fevereiro
Edital e formulário: https://l1nk.dev/QffAJ

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *