Vale abre vagas de Jovem Aprendiz; saiba como se inscrever

Matheus Freire
Programa Jovem Aprendiz oferece oportunidade de capacitação e primeiro emprego para jovens no Pará - Foto: Divulgação/Vale

Ingressar no mercado de trabalho é um dos primeiros grandes desafios para milhares de jovens brasileiros. Falta de experiência, poucas oportunidades e a dificuldade de conciliar estudo e trabalho ainda são barreiras comuns. Diante desse cenário, programas de aprendizagem surgem como uma ponte entre a formação educacional e o início da vida profissional.

Vagas de Jovem Aprendiz estão abertas

Diante desse cenário, a Vale está com inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz 2026, oferecendo cerca de 640 vagas em estados onde a empresa atua no Brasil. No Pará, são 310 oportunidades distribuídas entre Canaã dos Carajás, Curionópolis e Parauapebas. As inscrições seguem até 15 de fevereiro e podem ser feitas pela internet.

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz

Além disso, voltado a jovens que desejam dar os primeiros passos na carreira, o programa combina formação teórica e prática, com duração de até 2 anos. A capacitação ocorre em parceria com o SENAI, em áreas como eletromecânica, mecânica, mineração, tecnologia, logística, segurança do trabalho, soldagem e desenvolvimento de sistemas, entre outras.

Remuneração e benefícios

Ao mesmo tempo, além do aprendizado técnico, os participantes recebem remuneração mensal que varia de R$ 1 mil, para jornada diária de quatro horas, a R$ 1.380, para seis horas diárias. O pacote de benefícios inclui assistência médica, seguro de vida, vale-refeição ou refeitório na unidade, vale-transporte ou transporte local, incentivo à atividade física e acesso ao Programa Apoiar, com suporte jurídico, financeiro e psicológico.

Quem pode participar do programa

Por outro lado, as vagas contemplam dois perfis: jovens de 18 a 21 anos e 11 meses, com ensino médio completo, que atuarão diretamente na empresa, e adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses, com ensino médio em andamento ou concluído, que terão prática em ambiente simulado no SENAI. Para pessoas com deficiência (PcD), não há limite de idade.

“Por meio do Programa Jovem Aprendiz, queremos formar novos profissionais para a Vale e também para a indústria da mineração, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e das regiões onde atuamos. Isso está alinhado aos nossos pilares de diversidade, equidade e inclusão”, afirma Vanessa Mendes, gerente geral de RH Corredor Norte da Vale.

Processo seletivo é totalmente online

Enquanto isso, todo o processo seletivo ocorre de forma 100% online, com etapas que incluem provas digitais, dinâmica de grupo, painel com lideranças, avaliação psicológica e exames médicos. As admissões estão previstas para acontecer a partir de junho.

Experiência de quem começou como aprendiz

Por fim, para quem já participou, a experiência pode ser transformadora. “O Programa Jovem Aprendiz foi uma ponte entre a escola e o mercado de trabalho. Um divisor de águas na minha vida e na minha carreira. A capacitação e o contato com profissionais experientes fizeram toda a diferença. É só o começo”, relata Gustavo Ribeiro, que ingressou na empresa por meio do programa e hoje atua como técnico de operação ferroviária.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *