Gestores têm até dia 25 para aderir ao Mais Médicos Especialistas

Matheus Freire
Gestores têm prazo final para aderir ao Mais Médicos Especialistas e ampliar atendimento no SUS - Foto: Eduardo Ogata/MS

Estados, municípios e o Distrito Federal têm até o dia 25 de janeiro para solicitar ajustes ou realizar a adesão ao projeto Mais Médicos Especialistas. Todo o processo deve ser feito exclusivamente pelo sistema eletrônico oficial da iniciativa, dentro do programa Agora Tem Especialistas, que busca qualificar médicos especialistas enquanto atuam regularmente no Sistema Único de Saúde, com acompanhamento e supervisão.

A proposta do projeto é ampliar a oferta de profissionais especializados, especialmente em regiões prioritárias do país, contribuindo para a redução das filas e do tempo de espera por consultas e procedimentos de média e alta complexidade. A iniciativa fortalece a atenção especializada e amplia a capacidade de resposta dos serviços de saúde.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Jerzey Timóteo, o programa tem papel estratégico na redução das desigualdades regionais. “Entre os principais objetivos do projeto estão a diminuição das diferenças regionais no acesso à atenção especializada e a redução de mortes causadas por doenças que podem ser prevenidas ou tratadas. O modelo adotado é o de aprimoramento profissional realizado durante a rotina de trabalho do médico, com predominância da prática assistencial supervisionada”, afirma.

O edital permite a participação de municípios, estados e do Distrito Federal, que devem informar as vagas disponíveis conforme a capacidade de seus serviços de saúde. A adesão é formalizada por meio da assinatura do Termo de Adesão e Compromisso, feita de forma conjunta pelo ente federativo e pelo gestor do serviço de saúde indicado.

Além disso, o chamamento possibilita a solicitação de novas vagas por serviços que tenham estrutura para receber médicos em processo de aprimoramento, ampliando a presença da atenção especializada em diferentes territórios do país.

Como preencher o sistema

Ao acessar a plataforma, o gestor deve identificar corretamente seu perfil. A opção “Recurso” é destinada aos gestores já elegíveis, conforme lista previamente divulgada. Já a alternativa “Adesão” é voltada a novos municípios, estados ou ao Distrito Federal que não integraram a priorização da Comissão Intergestores Bipartite de 2025.

Cronograma final

O prazo para apresentação de recursos e novas adesões ocorre entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2026. A análise das solicitações será realizada de 26 a 28 de janeiro, com publicação do resultado final prevista para o dia 29 de janeiro de 2026.

Para apoiar os gestores durante o processo, o Ministério da Saúde disponibiliza suporte por meio das referências regionalizadas e do e mail editalmaismedicos@saude.gov.br

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *