Em um período relevante para o debate climático global, a II Semana do Clima da Amazônia 2026 terá seu lançamento oficial em um coquetel exclusivo no dia 14 de novembro, às 17h, na Casa SESI Indústria Criativa, em Belém (Av. Brás de Aguiar, 607). O evento ocorrerá em meio à realização da COP30, consolidando a Amazônia como protagonista nas discussões sobre o futuro do planeta e terá como principais parceiros a Hydro e o Instituto Ethos.
A Semana do Clima da Amazônia, que teve sua primeira edição em julho de 2025, demonstrou o potencial de uma iniciativa colaborativa entre organizações da sociedade civil e do setor privado. O evento nasceu a partir de uma coalização entre empresas e diversos representantes da sociedade civil, com o propósito de construir soluções concretas para os desafios ambientais, sociais e culturais da região amazônica, e a edição inaugural em Belém serviu como um “ensaio geral” para a COP30. O evento de 2025 contou com uma programação principal e atividades autogestionadas por comunidades locais, empresas e organizações, complementando o debate com experiências práticas e locais.
Para Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil, a edição inaugural de 2025 da Semana do Clima da Amazônia demonstrou a capacidade de gerar resultados concretos. “Ao final de cinco dias de intensos debates, colaboração e manifestações culturais, foi elaborada a ‘Carta de Belém’, um documento que apresenta compromissos e propostas para influenciar as mesas de debates na COP30 e fortalecer a região como centro estratégico na luta contra a crise climática”, comenta.
“Para nós, a Semana do Clima é uma plataforma importante para demonstrar a viabilidade de operar na Amazônia de forma responsável, gerando valor e desenvolvimento, e para fortalecer o diálogo entre todos os atores, construindo pontes entre setores historicamente distantes”, afirma Baranov.
Esta iniciativa, que nasceu da colaboração entre a sociedade civil e o setor privado, mostrou o impacto do diálogo e da união. O objetivo central é: pavimentar o caminho para soluções tangíveis que abordem os desafios ambientais, sociais e culturais da Amazônia.
“Acreditamos firmemente que a sinergia entre governos, empresas, sociedade civil e comunidades locais é o único vetor capaz de fundamentar uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável para todos”, finaliza Baranov.
O Instituto Ethos, como importante parceiro deste evento, reitera a relevância da colaboração. “A Semana do Clima da Amazônia é mais do que um evento, é um movimento que busca fortalecer a região como um ator estratégico nas discussões globais. Em 2025, Belém demonstrou sua capacidade de sediar a COP30 e impulsionar debates e soluções para uma Amazônia sustentável. Nossa parceria com a Hydro e o engajamento de diversos setores são fundamentais para construir um futuro em que a região seja sinônimo de desenvolvimento sustentável e inovação”, declara Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.
A Semana do Clima da Amazônia 2026 será uma oportunidade para líderes da Amazônia, empresas e sociedade civil avaliarem os resultados da COP30 de Belém. Com base nas negociações e metas estabelecidas, especialmente em transição energética e justa, o evento permitirá analisar os avanços do Brasil e da Amazônia, propor novas soluções caso as metas não sejam atingidas e verificar a efetividade de mecanismos como o Tropical Forest Forever Facility (TFFF) para as comunidades, em particular para os povos tradicionais. A Semana reforçará a mensagem de que é viável operar na Amazônia de forma sustentável, gerando valor e desenvolvimento para suas populações e para o mundo.
Sobre a Hydro
A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com o objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países. No Brasil, a Hydro está presente em toda a cadeia de valor do alumínio, com cerca de 7 mil empregados diretos. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.
Sobre o Instituto Ethos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é a organização da sociedade civil brasileira pioneira na mobilização de empresas por uma atuação justa, ética e responsável. Desde 1998, as pautas da responsabilidade social, da ética e da sustentabilidade guiam todas as suas atividades. O Instituto desenvolve indicadores para auxiliar as empresas a compreenderem a sua situação e os caminhos para se tornarem mais diversas, inclusivas e éticas. Com mais de 460 associadas, o Ethos realiza diversas atividades de advocacy colaborativo nos eixos de Direitos Humanos, Meio Ambiente, Clima e Natureza, Integridade e Combate à Corrupção e Gestão para a Sustentabilidade.
