ZooUNAMA oferece picolés de fruta para refrescar mamíferos durante pico de calor

Iniciativa reforça bem-estar animal e promove educação ambiental entre visitantes

Redação

Com a intensificação do verão amazônico, que se estende até dezembro, o Zoológico da UNAMA Santarém, oeste paraense, tem adotado medidas criativas para garantir o conforto térmico dos animais silvestres em cativeiro. Uma das ações é a distribuição de picolés feitos com frutas naturais, oferecidos especialmente a mamíferos e aves durante os dias mais quentes.

Segundo o médico veterinário Jairo Moura, os picolés são preparados com ingredientes que fazem parte da dieta dos animais, como banana, mamão, maçã, mel e água. “Não é aquele picolé comercial. É feito com base na dieta do animal. Isso proporciona conforto térmico e bem-estar, principalmente para os animais que têm temperatura corpórea mais elevada, como as aves”, explica.

Jairo destaca que a temperatura média das aves gira em torno de 40°C, enquanto a dos mamíferos varia entre 36°C e 38,3°C. “Ou seja, as aves têm uma temperatura corpórea maior, e diante do calor amazônico, é essencial oferecer alternativas para minimizar o impacto térmico”, afirma.

Estratégias complementares

Responsável técnico do ZooUNAMA, o biólogo Esrom Paixão explica que os picolés também funcionam como estímulo comportamental. “Além de refrescar, os picolés promovem interação entre os animais. É uma atividade que distrai e ajuda a minimizar o impacto do calor, já que em cativeiro eles têm limitação de espaço para buscar sombra ou água como fariam na natureza”, afirma.

Além dos picolés, todos os recintos contam com fontes de água e, em alguns casos, mangueiras que simulam chuva. “É uma forma de dar conforto para eles também. Os felinos, por exemplo, não recebem picolés por conta da dieta, mas têm tanques disponíveis para mergulho e hidratação”, complementa Esrom.

Experiência do público

A iniciativa também tem impacto positivo entre os visitantes. A psicóloga Andreza Aguiar, que veio de Belém com o esposo, o filho e amigos para conhecer o espaço, se surpreendeu com a atividade. “Muito bacana mesmo. A gente tem essa necessidade de se refrescar e, que legal que eles também têm essa oportunidade. Com certeza eles sentem o calor e espero que aproveitem bastante”, disse.

Andreza destacou ainda o caráter educativo da visita. “A gente trouxe amigos para conhecer e apresentar um pouquinho dos animais que habitam aqui. É muito enriquecedor. E ver esse cuidado com os bichinhos é inspirador”, afirmou.

Educação ambiental

Além de promover o bem-estar animal, a ação reforça o papel educativo do zoológico. “Os visitantes observam, perguntam, e acabam levando esse cuidado para casa, replicando com seus próprios animais. É uma forma de educação ambiental que se multiplica”, conclui Esrom.

A iniciativa integra o conjunto de estratégias do ZooUNAMA para garantir a saúde e o conforto dos animais silvestres durante o verão amazônico, reforçando o compromisso com a conservação da fauna brasileira.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *