A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf) organiza, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. A programação ocorre nesta sexta-feira (30), no Parque dos Igarapés, em Belém, e discute temas estratégicos relacionados ao desenvolvimento rural, à agroecologia, à segurança alimentar e ao fortalecimento da agricultura familiar.
Com a participação de 400 lideranças da agricultura familiar vindas de territórios rurais todo o Pará, a programação inclui debates e oficinas com os agricultores familiares participantes, durante os dois dias de atividades.
A Conferência constitui um espaço de escuta e construção coletiva de propostas para o futuro do campo, das águas e das florestas, com foco em agroecologia, acesso à terra, água, direitos sociais e soberania alimentar.
No evento, delegados eleitos pelos territórios rurais, organizações e movimentos sociais têm papel central de votar propostas, representar a diversidade dos territórios rurais e contribuir para a formulação de diretrizes que orientarão as políticas públicas nacionais voltadas ao desenvolvimento rural sustentável. As propostas aprovadas na programação serão apresentadas na Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável que é organizada pelo governo federal e será realizada em Brasília, em março deste ano.
Feira da Agricultura Familiar
Durante a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural, no Parque dos Igarapés, haverá uma feira da agricultura familiar para exposição e comercialização de produtos orgânicos. Os trabalhadores do campo e de comunidades tradicionais apresentam a potência e a resiliência dos territórios rurais paraenses, que produzem sem agrotóxicos e ajudam a proteger e preservar a floresta.
Pecuária Sustentável
Durante a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, no Parque dos Igarapés, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf) promove uma oficina para lideranças da agricultura familiar de diversas regiões do Pará, na programação da noite do dia 31 de janeiro.
A oficina tem como tema o Programa Estadual de Pecuária Sustentável que tem o objetivo de promover uma nova pecuária no estado, com alta produtividade, transparência e com responsabilidade social e ambiental em todas as etapas da cadeia. Os participantes também vão conhecer técnicas e práticas pecuárias ambientalmente responsáveis apresentadas pelo fundador do Instituto Vida e Sintropia na Amazônia (Ivisam), Vicente Cirino, do município de Irituia e o Cheque Pecuária, iniciativa inédita do Governo do Pará com foco na construção de um modelo produtivo sustentável e inclusivo.
Dados
São mais de 300 mil famílias de assentados da reforma agrária, colonos, extrativistas, ribeirinhos, seringueiros e agricultores urbanos e periurbanos que garantem 70% dos alimentos que chegam às mesas paraenses, preservam a nossa cultura alimentar e conservam mais de 27 milhões de hectares de floresta no território paraense.
