Sindsaúde-PA inicia diálogo com novo secretário de Saúde e cobra avanço do PCCR da saúde no Pará

Redação
​Sindsaúde-PA inicia diálogo com novo secretário de Saúde e cobra avanço do PCCR da saúde no Pará (Créditos: Divulgação/ASCOM Sindsaúde-PA)

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde-PA) participaram, na tarde desta quinta-feira (15), da primeira reunião com o novo secretário estadual de Saúde, Ualame Machado, e sua equipe técnica. O encontro marcou o início do diálogo entre a nova gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa-PA) e a entidade representativa dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Sindsaúde-PA foi representado pelos coordenadores Miriam Andrade, Ribamar Santos, Ana Feio, Mairraule e Fernando Silva. A entidade foi a primeira representação sindical da área da saúde recebida pelo novo titular da pasta, o que, segundo o sindicato, reforça seu papel histórico na defesa dos direitos dos servidores e do fortalecimento do SUS no Pará.

Entre os principais pontos discutidos esteve a necessidade de acelerar a tramitação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da saúde. Durante a reunião, ficou encaminhada a realização de um novo encontro na próxima semana para tratar da devolutiva da Secretaria de Planejamento e Administração do Pará (Seplad), que identificou inconformidades na minuta do plano. A expectativa é que, após os ajustes necessários, o PCCR seja encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) até o final de fevereiro, com previsão de aprovação em março.

Também entraram na pauta a regulamentação da jornada normal de trabalho em regime de escala, atualmente sem normatização específica, além da necessidade de correções e da definição de diretrizes unificadas para gratificações, como a Gratificação de Desempenho Individual (GDI).

Ao final do encontro, a gestão da Sespa se comprometeu a intermediar o diálogo com o governo do Estado para avançar nas demandas apresentadas pelo sindicato e contribuir para o fortalecimento da política pública de saúde no Pará.

Compartilhe
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *